Muitas vezes a gente nem se dá conta do quanto tá gastando até que vê a fatura do cartão no fim do mês. Mas um olhar cuidadoso sobre cada item da fatura pode revelar o que está prejudicando o seu orçamento e atrapalhando sua vida financeira.
Em geral, são gastos pequenos aos quais nem se dá maior importância. Uma pizza no fim de semana, uma viagem até o trabalho, a assinatura de conteúdo de um site legal… a soma disso tudo acaba sendo menos inofensiva do que a gente gostaria.
Mas não estou aqui para criminalizar nenhum gasto, longe de mim. O que eu quero é ajudar você a ter maior controle e evitar surpresas na hora de ver a fatura, além de ajudar a avaliar a necessidade de determinados gastos — por exemplo, não dá pra pagar anuidade de cartão hoje em dia, né?
Vejamos a seguir o que pode estar corroendo o seu orçamento.
Gastos que podem estar pesando no orçamento
Delivery
Quem não gosta de pedir um delicioso lanche bem naquela hora em que a fome bate tão forte quanto a preguiça de cozinhar? De repente tem um cupom de desconto ou oferta de frete grátis; além do mais a gente merece esse mimo.
Bom, é isso o que as plataformas de delivery querem que você pense — e investem pesado em marketing para reforçar essa mensagem. Mas a voz da razão aqui diz o seguinte: defina um valor mensal máximo para gastar com refeições via delivery.
A conta é simples: um combo de hamburguer artesanal com refrigerante e batatas fritas custa, digamos R$ 39,90. O transporte eleva essa cifra para R$ 44,90. Se você desenvolve o hábito de pedir delivery duas vezes por semana, logo estará gastando na casa dos três dígitos sem perceber.
Para evitar sobressaltos no fechamento da fatura, o ideal é fixar um limite para quanto você pode gastar em refeições fora do lar — incluindo delivery. Isso é algo que depende bastante do seu poder aquisitivo; mas é razoável estabelecer um gasto que varia entre 5% e 8% da sua renda.
Apps de corrida
A lógica aqui é parecida, mas trata-se de um serviço bem mais necessário no nosso cotidiano. Afinal, para resolver qualquer coisa fora de casa, é necessário contar com o apoio de um transporte. Dependendo do local e do horário, a melhor opção é pedir uma corrida via app, como Uber ou 99.
Isso só se aplica, é claro, se você não puder bancar um carro.
Deixar o cartão cadastrado na plataforma é uma maneira de tornar o serviço mais prático, mas também é um convite para gastar além do que podemos custear.
Por isso, sempre fique atento às tarifas praticadas pelos apps. Em determinados horários é comum a aplicação de tarifas dinâmicas, que podem encarecer a corrida e formar uma bola de neve no fim do mês.
Taxa de anuidade do cartão
Cartões de crédito convencionais muitas vezes vêm com taxas incômodas. A principal delas é anuidade. Outras, como taxa de saque, IOF (que, na verdade, se trata de um imposto) e encargos por atraso, em geral, podem ser evitadas.
A taxa de anuidade equivale ao preço que você paga à operadora pela manutenção e administração do cartão de crédito. O valor dessa taxa depende bastante do limite, quantidade de benefícios oferecidos e do grau de relacionamento do consumidor com o banco.
Entretanto, é um gasto que você não precisa ter. No will bank, por exemplo, você não precisa pagar absolutamente nenhuma taxa administrativa e ainda tem acesso a serviços como conta que rende, PIX e cartão virtual.
Assinaturas recorrentes de serviços digitais
Serviços digitais podem ser verdadeiros ralos de dinheiro quando não temos controle. É muito fácil esquecer que pagamos por algo que fica lá, disponível, porém não utilizamos.
Isso ocorre porque tais serviços usam um tipo de cobrança chamado de “recorrência”. Basta cadastrar um meio de pagamento e a cobrança vem automaticamente todo mês; enquanto isso, você tem acesso total ao produto oferecido.
Hoje em dia, há diversos tipos de serviços digitais por assinatura, desde TV (como Netflix, Amazon e HBO), passando por games, até dicionários. Movidos pela curiosidade ou necessidade momentânea, criamos uma assinatura recorrente e… uma hora esquecemos.
Porém todo mês a fatura chega. Por isso, é importante revisar seus gastos no aplicativo para saber pelo que você está pagando e se aquele serviço ainda é necessário. A maioria deles facilita o cancelamento, então aproveite (nada impede de assinar novamente depois).
Plano de TV, telefone e internet
Algumas operadoras ainda vendem pacotes de internet que incluem telefonia fixa ou móvel e canais de TV. Em muitos casos, sai mais barato assinar o pacote do que contratar apenas um dos serviços — como internet.
O problema é que a gente acaba contratando algo que simplesmente não terá utilidade nenhuma. Ninguém acompanha centenas de canais de TV e pouquíssimas pessoas veem necessidade de manter um telefone fixo em casa.
Por isso, é importante avaliar se na sua região existem empresas que oferecem serviços e pacotes mais adequados à sua necessidade por preços competitivos. Você pode até pegar uma promoção legal nos primeiros meses.
De vez em quando é bom dar atenção ao nosso orçamento, né? Parar, olhar a fatura e ver onde dá para enxugar é uma prática saudável para sua vida financeira. Que tal dar essa olhadinha agora e fazer o diagnóstico das suas contas?
Se você ainda não tem o cartão will bank, baixe agora o aplicativo (Android | iOS) e faça seu cadastro. Após a análise de crédito, você receberá o cartão em casa.
Transparência que a gente leva a sério 💛
Este conteúdo foi criado com muito carinho pra te ajudar, mas pode conter informações que mudaram com o tempo. Sempre vale conferir as fontes oficiais ou o app do will pra garantir que tá tudo atualizado.Algumas imagens utilizadas em nossas publicações podem ter sido obtidas em bancos gratuitos ou pagos de terceiros. O uso segue os termos de licença de cada plataforma.
Pra conhecer nossos compromissos com ética e governança, acesse: willbank.com.br/eticaegovernanca
Se precisar, nossa Ouvidoria também tá sempre de portas abertas.







No Comments yet!