Skip to main content

9 Dicas para sair da casa dos pais sem passar aperto

sair da casa dos pais

Está sonhando com o dia em que, finalmente, vai sair da casa dos pais, mas tem medo de passar por algum sufoco financeiro? Essa situação é bem mais comum do que você imagina — e a solução para ela é se preparar para o que está por vir.

Desbravadores de primeira viagem podem até não ter uma ideia muito clara de como fazer a gestão de um lar. Mas não se preocupe. Não há nada mais natural que isso, afinal, você nunca viveu essa experiência, certo?

Se o que está faltando é um pouco de orientação para encorajar e inspirar a sua conquista, eu posso ajudar. Aqui estão 9 dicas para você descobrir como sair da casa dos pais sem aperto!

1. Explore o novo território

A primeira dica é que você explore esse novo mundo chamado independência. Pode parecer simples manter uma casa, mas a verdade é que a louça não se lava sozinha e a comida não surge na geladeira. Mais do que isso, as contas a pagar não zeram magicamente todo mês, né?

Ou seja, ter um lugar para chamar de seu é uma grande responsabilidade. Por isso, comece assumindo tarefas ainda na casa dos seus pais, como se ela fosse a sua. Fique por dentro das contas, ajude a planejar as compras e participe das atividades — isso vai dar um senso prático ao seu plano.

2. Colete algumas dicas

Depois de experimentar cuidar das tarefas por sua conta, aproveite para beber água direto da fonte. Logo, já que você mora com seus pais, por que não pedir a eles algumas dicas de como manter um lar?

Ouvir a voz da experiência pode encher sua cabeça com sacadas úteis e encurtar caminhos. Sabe aquelas conversas a que você nunca deu muita atenção sobre desligar as luzes, ficar de olho nas promoções e economizar? Elas podem salvar suas finanças nessa nova fase, viu?

3. Coloque tudo na ponta do lápis

Com essa verdadeira pesquisa de campo que vai ajudar a embasar seus esforços, é hora de documentar as suas necessidades. Que tal começar fazendo uma lista de tudo o que você vai precisar desembolsar para dar esse primeiro passo e manter seu novo lar?

A ideia é anotar tudo — desde o aluguel até as compras de supermercado. Considerando seu salário, calcule um teto para os gastos de água, luz, alimentação, farmácia, transporte, lazer e outros. Some também o que você vai precisar comprar para a mudança, como móveis e eletrodomésticos.

4. Planeje, em vez de monitorar

Você sabe o que fazer com tudo que foi anotado? Uma dica de ouro das finanças pessoais para quem quer morar sozinho é planejar, em vez de monitorar. Eu explico: muitas pessoas anotam os gastos depois de comprar. Mas, com planejamento, você só compra se o limite financeiro permitir.

Percebeu a diferença? No primeiro caso, as decisões já foram tomadas, e você só acompanha o que entrou e saiu de dinheiro. No segundo, você tem o poder de decidir antes quanto pode gastar em alimentação, vestuário e até lazer, por exemplo, sem extrapolar o orçamento.

5. Busque o espaço ideal

Você já viu que é importante saber quais são os gastos para sair da casa dos pais e definir limites conforme o dinheiro na sua conta. O aluguel, por exemplo, costuma ser uma das maiores despesas pessoais de quem mora sozinho. 

Sabendo disso, o ideal é procurar um lugar que se encaixe nas suas finanças e necessidades. O pulo do gato para manter a saúde do seu planejamento financeiro pessoal é ter um padrão de vida menor do que você realmente pode bancar.

Dessa forma, avalie ter um apê menor, mais perto do trabalho e em uma região mais barata. Assim, todo mês sobra um dinheiro para se divertir, guardar ou investir.

6. Faça um pé de meia

Com o espaço ideal em mente, responder “o que preciso para morar sozinho?” fica um pouco mais fácil. Você já sabe quanto dinheiro é necessário para pagar seu aluguel e manter sua casa. Agora, é só definir uma grana para guardar por mês, sempre com base nos seus ganhos atuais. 

Mas, se você tem pressa, o melhor mesmo é dar um jeito de fazer mais dinheiro para acelerar o processo. Algumas ideias válidas são procurar um bico aos finais de semana ou vender alguns pertences que você não usa mais, por exemplo. 

7. Desenvolva algumas habilidades

Para sair da casa dos pais, nem tudo se resume a planejamento financeiro e dinheiro. Também é válido você aprender habilidades novas — e úteis — que facilitem seu dia a dia. Pense desde já em tudo aquilo que você precisa saber para se virar e ter um controle de gastos mais eficiente.

Você já cozinhou, por exemplo? Isso pode poupar um bom dinheiro em restaurantes. Aprender a instalar seu próprio chuveiro, montar alguns móveis e até pintar os cômodos ainda gera uma economia — isso sem falar na aquisição de conhecimento básico sobre finanças pessoais, certo?

8. Prepare o seu emocional

Com o dinheiro e as habilidades adquiridas, é hora de saber que morar sozinho não é só um grito de independência, mas também ficar firme, dia após dia, com as novas responsabilidades. Esse é um desafio que talvez nem passe pela sua cabeça antes de você se ver diante dele, né?

Então prepare seu emocional para um futuro em que nem tudo dará certo sempre. Tenha em mente que você pode sentir cansaço, solidão, indecisão e até medo em algumas circunstâncias. 

Mas nada disso precisa ser motivo para desistência. Pelo contrário, busque segurança para passar pelos problemas e desfrutar da parte positiva, combinado?

9. Dê o grande passo

Depois de estar ciente da sua nova e grande responsabilidade, assim como de tudo que você precisa providenciar, é chegada a hora de dar o grande passo. Com o dinheiro em mãos, feche o contrato do aluguel, compre seus pertences e agende sua mudança.

Não adianta percorrer todo esse caminho e manter a ideia de sair da casa dos pais apenas na sua mente, concorda? Portanto, reúna tudo o que você preparou e se lance nesse desafio. Com um planejamento financeiro pessoal eficiente, não tem por que você passar aperto, ok?

A falta de experiência com a gestão financeira de uma vida independente pode assustar quem quer sair da casa dos pais. Mas com as dicas que você acabou de conferir, as chances de manter as finanças em dia são muito maiores. 

Você tem mais amigos que desejam sair da casa dos pais, mas não sabem por onde começar? Então compartilhe estas dicas com eles!

Transparência que a gente leva a sério 💛
Este conteúdo foi criado com muito carinho pra te ajudar, mas pode conter informações que mudaram com o tempo. Sempre vale conferir as fontes oficiais ou o app do will pra garantir que tá tudo atualizado.

Algumas imagens utilizadas em nossas publicações podem ter sido obtidas em bancos gratuitos ou pagos de terceiros. O uso segue os termos de licença de cada plataforma.

Pra conhecer nossos compromissos com ética e governança, acesse: willbank.com.br/eticaegovernanca
Se precisar, nossa Ouvidoria também tá sempre de portas abertas.


Peça seu cartão