Skip to main content

Seguro do cartão de crédito: como funciona e quando vale a pena

Você já parou para pensar no que pode acontecer se alguém usar seu cartão de crédito sem sua autorização? Ou se, de repente, você tiver um imprevisto e não conseguir pagar a fatura? Pois é, muita gente usa o cartão diariamente e nem imagina que dá para contar com proteção extra.

Sim, estou falando do seguro do cartão de crédito. Ele entra em cena quando você mais precisa e pode ajudar a passar pelos perrengues com maior tranquilidade. E o melhor: é possível ativar esse serviço direto pelo meu aplicativo — o app do will bank —, sem complicação.

Quer saber mais sobre o seguro do cartão de crédito? Ao longo deste conteúdo, vou mostrar direitinho como ele pode fazer toda a diferença na sua vida financeira.

Bora comigo?

O que é o seguro do cartão de crédito e como ele funciona?

O seguro de cartão de crédito é uma proteção financeira que cobre situações como uso indevido, roubo ou golpes. Ele é uma rede de segurança para o seu bolso, trazendo mais tranquilidade e evitando surpresas desagradáveis, sabe?

Se acontecer um sinistro e você tiver o seguro, basta entrar em contato com a empresa e, com tudo comprovado, terá reembolso conforme as regras da sua apólice. Logo, o serviço cobre os prejuízos, sem você precisar se preocupar com os custos das transações que não foram autorizadas.

Agora, é importante entender que o seguro do cartão de crédito não é o mesmo que o seguro de compras ou o seguro para a sua conta, beleza? O primeiro cobre custos de produtos que podem ser danificados ou roubados e foram adquiridos com o cartão.

Já o seguro da conta bancária tem cobertura contra fraudes na conta do cartão — por exemplo, se alguém usa seus dados para fazer movimentações não autorizadas relacionadas ao saldo. Além disso, vale a pena saber que o seguro de cartão de crédito se diferencia da garantia estendida ou o seguro viagem

A garantia serve para aumentar o tempo de cobertura de produtos comprados, enquanto o seguro viagem cobre imprevistos quando você está fora da sua cidade. Ambos são úteis, mas têm finalidades diferentes do seguro do seu cartão de crédito, certo?

Compras por aproximação são cobertas pelo seguro?

O cartão de crédito por aproximação é uma opção prática para realizar pagamentos rápidos. Ele permite que você apenas aproxime o cartão da maquininha para fazer a transação, sem precisar inserir ou digitar a senha — na maioria dos casos.

No entanto, muita gente tem dúvida se dá para usar essa opção sem medo. A boa notícia é que o cartão de aproximação é seguro, mas desde que sejam respeitados cuidados básicos.

A tecnologia de criptografia utilizada garante que suas informações sensíveis sejam protegidas, dificultando a interceptação dos dados. Mais um ponto é que as transações realizadas por aproximação possuem limites de valor.

Isso ajuda a minimizar os riscos em caso de roubo ou perda do cartão. Uma dica para aumentar a segurança nas compras online é utilizar cartões virtuais. Eles funcionam de maneira semelhante ao cartão físico.

Porém, as versões virtuais têm a vantagem de serem geradas para uma compra específica ou por um período determinado. E se ocorrer um problema e o cartão for utilizado de forma indevida, o seguro do cartão de crédito tem essa cobertura e pode ser uma boa forma de evitar prejuízos, está bem?

O seguro do cartão é obrigatório? Quando vale a pena contar com ele?

O seguro do cartão de crédito não é obrigatório, mas é uma opção recomendável para quem busca mais segurança financeira e tranquilidade. Para melhor entendimento, que tal imaginar situações em que ele pode ser útil?

Suponha que, ao sacar dinheiro, você seja vítima de coação, forçado a usar seu cartão sob ameaça. O seguro pode ajudar a minimizar esse impacto financeiro, cobrindo os danos causados nessas circunstâncias. 

E, caso o seu celular seja roubado com o cartão cadastrado na carteira digital, o seguro também vai cobrir as compras feitas por aproximação. Assim, ele protege suas finanças, seja em caso de roubo do celular ou do cartão físico.

Agora, já pensou se você perde o emprego ou fica temporariamente incapaz de trabalhar? Em algumas apólices, o seguro oferece uma cobertura para ajudar nesse tipo de situação, sabia?

Então ele garante que você tenha uma proteção financeira enquanto se ajusta a esse momento difícil. Esses são apenas exemplos de quando o seguro do cartão vale a pena.

Ainda, é importante lembrar que o custo do seguro costuma ser acessível, especialmente se pensar no quanto ele pode evitar prejuízos grandes, não é mesmo? Outro ponto a se pensar é que ele oferece uma sensação de segurança. 

Afinal, você sabe que em caso de problemas tem uma rede de proteção financeira amparando suas finanças. Isso dá até mais confiança para usar o cartão sem tanto medo. Dessa maneira, vale a pena pensar no seguro do cartão como um apoio para o seu bolso e sua tranquilidade, concorda?

Saiba como ter mais segurança: Teve o celular roubado? Veja o que fazer e como proteger seus dados

Como funciona o Seguro Conta Protegida do will bank?

Eu tenho duas opções de seguro para deixar você ainda mais tranquilo: um para o cartão e o outro para a conta. Ambos são oferecidos em parceria com a seguradora Kovr, garantindo que sua proteção seja completa e confiável.

Você já entendeu como funciona o Seguro Cartão Protegido, não é verdade? Agora é interessante conhecer o Seguro Conta Protegida. Ele é a maneira de redobrar a sua segurança quando o assunto é sua conta digital.

Esse serviço protege suas finanças em situações desagradáveis, como quando o seu celular é perdido ou roubado e transações indevidas acontecem pelo seu app will bank. Ainda, ele cobre transações realizadas sob coação — quando você é forçado a usar sua conta.

E tem mais: ao contratar o seguro, você ganha a chance de concorrer a R$10 mil por meio do bilhete da sorte no app. A cada mês, durante o período de vigência do seguro, você estará participando automaticamente da promoção, sem custo adicional.

Ah, tem um detalhe importante: tanto o Seguro Conta Protegida quanto o Seguro Cartão Protegido têm uma carência de 24 horas. Isso quer dizer que a proteção só começa a valer no outro dia depois de você contratar a segurança extra, combinado?

Como contratar um seguro will?

Se você quer contratar o Seguro Cartão ou o Seguro Conta no will, o processo é super tranquilo e rápido. Tudo pode ser feito diretamente pelo app, sem complicação.

Veja mais detalhes sobre como gerenciar esse serviço!

Contratação

A contratação dos seguros é bem simples. Siga esses passos:

  • abra o meu app e vá em “Conta digital”. Lá, você vai encontrar a opção “Seguros”;
  • selecione o tipo de seguro que deseja contratar, depois toque em “Simular”;
  • dê uma olhada nas vantagens e proteções que o seguro oferece e clique em “Ver todas as proteções”;
  • confirme os preços e as coberturas do seguro e, se estiver tudo certo, toque em “Contratar”;
  • agora é só revisar as informações, colocar sua senha de 4 números e pronto! 

Pagamento 

Após contratar o seguro, você vai pagar a cobertura mensalmente. O pagamento pode ser feito via cartão de crédito will ou débito em conta. Então você não precisa se preocupar em gerar boletos ou perder datas de pagamento. 

No caso do cartão de crédito, o montante entra na fatura. Já no débito em conta, o preço é descontado do seu saldo automaticamente. Além disso, o pagamento acontece sempre no mesmo dia da contratação ou no último dia do mês, de acordo com a sua escolha.

Histórico de pagamento

Se você quiser conferir as cobranças do seguro, basta ir na tela “Seguros” no app. Nela, você vai ver todos os detalhes, como o histórico de pagamento. Caso precise, é só carregar mais informações e acompanhar tudo direitinho.

Acionamento do seguro

E se você precisar acionar o Seguro Cartão ou o Seguro Conta? O processo também é simples. Primeiramente, é necessário acessar o Portal da Kovr Seguradora, informar seu CPF e o número do bilhete — que está no próprio app.

Depois, você vai seguir as instruções para enviar a documentação necessária para que a análise do seu pedido comece. O prazo para verificar se está tudo certo com os documentos enviados é de até 5 dias úteis. 

Após essa etapa, a análise do seu pedido de indenização pode durar até 30 dias úteis. Caso a solicitação seja aprovada, o pagamento da indenização será feito em até 5 dias úteis.

Quando a quantia for liberada, você pode escolher entre receber o dinheiro na sua conta will ou em outra conta bancária. O processo é rápido, o que facilita muito quando você mais precisa da cobertura — interessante, não é mesmo?

Como você viu, o seguro do cartão de crédito não é obrigatório, mas pode ser um grande aliado na hora de evitar dores de cabeça. E se você busca tranquilidade nas suas transações e quer proteger seu cartão contra imprevistos, o will bank oferece essa proteção com ativação simples e digital.

Quer proteger seu cartão contra fraudes e imprevistos? Ative o Seguro Cartão Protegido no app do will!

Transparência que a gente leva a sério 💛
Este conteúdo foi criado com muito carinho pra te ajudar, mas pode conter informações que mudaram com o tempo. Sempre vale conferir as fontes oficiais ou o app do will pra garantir que tá tudo atualizado.

Algumas imagens utilizadas em nossas publicações podem ter sido obtidas em bancos gratuitos ou pagos de terceiros. O uso segue os termos de licença de cada plataforma.

Pra conhecer nossos compromissos com ética e governança, acesse: willbank.com.br/eticaegovernanca
Se precisar, nossa Ouvidoria também tá sempre de portas abertas.


Peça seu cartão