Os cartões de crédito e débito são ferramentas essenciais para as finanças diárias, trazendo praticidade e facilidade nas compras. Mas, com esses benefícios, também surgem problemas — e um dos mais sérios é o risco de clonagem.
Essa fraude é bastante elaborada e pode causar prejuízos financeiros para quem é afetado, sabia? Por isso, entender o que é um cartão clonado, como isso acontece e quais medidas tomar para evitar ou lidar com essa situação é muito importante.
Por essa razão, eu trouxe este artigo. Aqui, você vai aprender como agir ao ter o seu cartão clonado. Vamos lá?
O que significa ter um cartão clonado?
Ter um cartão clonado quer dizer que informações essenciais do seu cartão de crédito ou débito foram copiadas por criminosos, sem o seu conhecimento ou consentimento. Esses dados incluem o número, a data de validade, o nome do titular e o código de segurança (CVV).
Deu para perceber a gravidade do problema, né? Com essas informações, os fraudadores conseguem fazer compras com o seu cartão de crédito ou débito, causando transtornos e prejuízos nas finanças das vítimas.
Como esse golpe pode acontecer?
Você viu o que é um cartão clonado, mas como isso pode acontecer? Para começar, vale saber que esse termo vem de um tempo em que os cartões com tarja magnética eram copiados quando utilizados em caixas eletrônicos ou maquininhas fraudadas.
No entanto, com a adoção dos chips nos cartões, a clonagem física se tornou menos provável, por conta da criptografia avançada. Isso porque esse método de segurança gera códigos únicos para cada transação, o que impede a cópia dos dados do cartão.
Mas os golpistas se adaptaram e continuam conseguindo utilizar cartões de outras pessoas. Veja quais são os principais golpes de clonagem de cartão!
Foto do cartão
Ao entregar o cartão a terceiros, há o risco de que suas informações sejam fotografadas sem seu conhecimento. Isso pode ocorrer em estabelecimentos comerciais, como lojas, restaurantes etc.
Além disso, o compartilhamento de fotos do cartão em redes sociais ou aplicativos de mensagens — ou tê-las em seu celular ou computador — pode expor as informações ao ter o dispositivo invadido. Perigoso, né?
Phishing
Os golpistas enviam mensagens fraudulentas por e-mail, SMS, chamadas telefônicas ou páginas da web falsas, simulando serem de instituições legítimas. Eles usam táticas para convencer a vítima a fornecer seus dados pessoais e do cartão, como alertas de segurança falsos ou ofertas tentadoras.
Cadastro em aplicativos e sites
Ao se cadastrar em aplicativos ou ao fazer compras online, é comum a necessidade de incluir seus dados de pagamento, certo? Nesses casos, os golpistas podem acessar essas informações por meio de brechas de segurança nos apps ou sites, ou até mesmo por meio de dispositivos comprometidos.
Como saber se meu cartão foi clonado?
Ao saber como o seu cartão pode ser clonado, também é importante entender como identificar se você foi vítima de golpe. Assim, é possível tomar as medidas para evitar prejuízos, não é mesmo?
Portanto, preste atenção se ocorrerem situações, como:
- encontrar transações desconhecidas no extrato do seu cartão de crédito ou débito;
- receber notificações de atividades suspeitas enviadas pelo seu banco ou instituição financeira;
- ter problemas ao usar o cartão em locais habituais, que podem sugerir bloqueio por conta de atividade suspeita;
- receber um novo cartão não solicitado pelo correio, pois isso pode indicar tentativa de fraude com suas informações.
O que fazer ao ter o cartão clonado?
Se você percebeu que aconteceu uma ou mais situações que podem indicar a clonagem do seu cartão, é fundamental agir com calma — mas o mais rápido possível. Com o extrato da conta ou a fatura do cartão em mãos, siga minhas dicas!
Bloqueie ou cancele o seu cartão
Bloquear o cartão é a primeira medida a ser tomada. Normalmente, os bancos oferecem opções de bloqueio diretamente pelo aplicativo. Depois, se houver certeza de que o cartão foi clonado, o cancelamento é a melhor opção para evitar futuras transações fraudulentas.
Em ambas as opções, também é possível concluí-las entrando em contato com a instituição por meio da central de atendimento, do site ou do aplicativo.
Verifique sua fatura ou extrato
Ao verificar a sua fatura ou extrato, você deve anotar as informações importantes de cada transação, como data, horário, valor e estabelecimento onde a compra foi realizada. Esses detalhes serão úteis ao contar sobre as transações fraudulentas à instituição financeira.
Além das operações suspeitas, é fundamental verificar se há outras alterações na conta. Entre elas, estão mudanças nos limites de crédito ou nas informações de contato.
Entre em contato com a emissora do cartão
Após identificar transações suspeitas, é essencial relatar imediatamente o ocorrido à emissora do cartão, fornecendo todas as informações anotadas anteriormente. Assim, a instituição pode tomar as medidas para investigar as operações.
Se confirmado que houve fraude, a emissora pode iniciar o processo de estorno para devolver o dinheiro ao titular do cartão. Esse procedimento costuma levar tempo, pois ele envolve uma análise minuciosa das transações e possíveis verificações adicionais.
Durante esse processo, é importante manter contato regular com a instituição para obter atualizações sobre o status da investigação. Nesse período, é possível que a emissora solicite mais informações ou documentação para apoiar o procedimento de contestação e estorno.
Além disso, provavelmente você terá que emitir um novo cartão para fazer suas transações financeiras com tranquilidade. A emissora também pode atualizar informações de segurança, como senhas e códigos, ok?
Faça um boletim de ocorrência
Outro passo recomendável é registrar um boletim de ocorrência (BO) detalhando as compras fraudulentas feitas pelos criminosos. Esse registro formal é fundamental para documentar o ocorrido e estabelecer que o titular do cartão não é responsável por transações não autorizadas.
O BO ainda pode servir como prova em processos judiciais ou disputas com a instituição financeira para reaver os valores fraudulentamente gastos. Esse documento pode ser registrado em uma delegacia de polícia ou online, dependendo das opções disponíveis na região.
Como evitar ser vítima desse golpe?
Você viu como proceder ao ser vítima da clonagem de cartão. Mas, para não passar por essa situação, é melhor aprender a evitar esse tipo de golpe, não acha?
Veja algumas dicas essenciais para proteger suas informações pessoais e financeiras:
- utilize cartões com chip sempre que possível;
- monitore regularmente suas contas bancárias e faturas de cartão de crédito em busca de atividades suspeitas;
- esteja atento a comunicações suspeitas solicitando informações confidenciais;
- evite compartilhar fotos do seu cartão em redes sociais e aplicativos;
- ao fazer compras online, certifique-se de que o site é seguro e considere o uso de serviços de cartões virtuais;
- ative serviços de alerta oferecidos pelo seu banco para ser notificado sobre atividades incomuns em sua conta.
Você entendeu como funciona o golpe do cartão clonado e o que fazer se estiver nessa situação. Agora, é importante tomar as medidas necessárias para evitar fraudes e manter a sua saúde financeira.
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