Já aconteceu de você fazer uma compra, inserir o cartão na maquininha e esquecer a senha? Nesse momento, é comum a gente fazer algumas tentativas e pensar “e agora, errei a senha do cartão 2 vezes, vou bloquear o cartão”. Mas calma, tudo tem solução.
Por mais que tenha dado aquele branco no momento de digitar os números e você acabe perdendo o acesso, existem formas de desbloquear o cartão para que ele ainda possa ser usado. Também temos dicas para que você não se esqueça mais da sua senha, viu?
Então continue a leitura e descubra quantas vezes você pode digitar uma senha incorreta até que o seu cartão seja bloqueado!
Com quantas vezes de senha errada eu bloqueio o cartão?
O total de vezes que você pode errar a senha até bloquear o seu cartão é de 3 tentativas. Ou seja, se você tentou 2 vezes e errou, significa que só tem mais uma chance para acertar os números e conseguir realizar o pagamento.
Mas se na terceira tentativa você errar a senha, então seu cartão será bloqueado automaticamente. Isso significa que não será possível fazer compras, saques ou qualquer tipo de transação financeira, ok? Essa regra também vale para os seus cartões virtuais.
A operadora mantém o cartão bloqueado até você resolver a situação. Essa é uma forma de dar mais segurança para as suas finanças. Afinal, o plástico pode ter sido roubado, você pode ter sido vítima de algum golpe ou ele pode estar sendo usado indevidamente, né? Então é melhor precaver.
Como saber se meu cartão está bloqueado?
Se você inseriu a sua senha uma vez e a compra não foi aprovada, o seu cartão pode estar bloqueado. Essa é uma das formas de descobrir o bloqueio — mas existem outras maneiras.
Uma dica para saber se o seu cartão está bloqueado é acessar o aplicativo da instituição financeira. Se ele mostrar uma mensagem de erro ou você não conseguir visualizar as informações do cartão, é possível que ele esteja indisponível.
Você também pode fazer esse processo pelo internet banking, diretamente pelo site da instituição. Quer mais uma possibilidade? Entre em contato com o serviço de atendimento do banco, pois os atendentes poderão fornecer essa informação.
Como desbloquear o cartão?
Se você constatar que o seu cartão está bloqueado, não se desespere! É bastante simples desbloqueá-lo — principalmente se o seu banco for digital. Aqui no will bank, por exemplo, você faz todo o processo pelo app.
Então para fazer o desbloqueio, voltar a fazer pagamentos e movimentar sua grana no app, você precisará alterar a senha do cartão físico. Para isso, acesse o aplicativo e siga os seguintes passos:
- vá em “Gerenciar cartões” e escolha o cartão físico;
- clique em “Desbloquear cartão”;
- siga as orientações para criar uma nova senha.
Depois dessas etapas, uma nova senha é criada. Ela será usada em todas as transações com o cartão — tanto as feitas no app quanto as realizadas em estabelecimentos físicos. Vale lembrar que esse novo código também serve para a versão virtual, beleza?
Como não esquecer a senha do cartão?
Sabendo que se você esquecer a senha do cartão ele poderá ser bloqueado, o ideal é criar uma sequência numérica forte e que seja fácil de memorizar, concorda? Então veja as dicas que preparamos para não dar aquele branco na hora de digitar a sua senha!
Anote a senha em um local seguro
É comum ouvir falar que não é para deixar a senha escrita. Porém, se você é daqueles que têm dificuldade de lembrar, escrever e guardar em um local protegido pode ajudar muito. Mas nada de colocar no celular ou deixar jogado por aí, combinado?
Tenha uma palavra mágica
Para ser mais fácil de lembrar, vale a pena criar uma senha que tenha algum significado especial para você. Pode ser uma data importante, um apelido ou até mesmo uma palavra engraçada. Com essa conexão, fica mais fácil guardar na memória.
Mas não crie uma sequência óbvia, como a sua data de aniversário ou a de um familiar, tudo bem? Isso pode facilitar a atuação de pessoas mal-intencionadas e fazer com que você tenha perdas financeiras.
A dica é misturar elementos, como o dia de aniversário de diferentes familiares ou, até mesmo, de uma pessoa famosa que você admira. Sem dúvidas, isso dificulta a descoberta da senha por terceiros.
Treine bastante
A última dica é praticar a memorização da senha. Quanto mais você treinar, mais fácil ficará de lembrar. Mas isso não significa usar muito o seu cartão se você não quiser gastar — é só repetir a sequência numérica mentalmente ao longo do dia.
Como evitar o bloqueio do cartão?
Errar a senha é até comum, mas o seu cartão não é bloqueado apenas quando você esquece os números. Ele pode ficar inativo por falta de pagamento da fatura, por exemplo.
Então aprenda como evitar essas situações!
Pague as faturas em dia
Quando você deixa de pagar a fatura do cartão em dia por qualquer motivo, o crédito costuma ser bloqueado. Então não atrasar os pagamentos é uma das principais formas de evitar que o seu cartão fique inativo.
Se você estiver passando por algum problema financeiro e não tem recursos suficientes para pagar a fatura inteira, é possível fazer o pagamento mínimo. Ainda que essa atitude resulte em juros, pelo menos você não fica sem o seu cartão.
Acompanhe o vencimento
Para pagar a fatura em dia, é fundamental acompanhar o seu vencimento. Esse é o dia em que você deve fazer o pagamento das transações financeiras realizadas durante o mês. Além de ter o cartão bloqueado, atrasar resulta em multa e juros, ou seja, o melhor é não deixar acontecer.
Entre em contato sempre que notar movimentações estranhas
Qualquer pessoa está suscetível a cair em um golpe com o cartão de crédito, viu? Por isso, é fundamental estar atento às movimentações da sua conta. Sempre que você notar uma transação suspeita, entre em contato com o banco para que ele tome as providências cabíveis.
Agora você sabe que na próxima vez que pensar “errei a senha do cartão 2 vezes, e agora?”, é possível manter a calma. Afinal, você terá mais uma tentativa para concluir a transação e fazer o seu pagamento com sucesso.
Que tal ter um cartão de crédito sem tarifas, internacional e com diversas vantagens? Peça o seu amarelinho agora mesmo!
Transparência que a gente leva a sério 💛
Este conteúdo foi criado com muito carinho pra te ajudar, mas pode conter informações que mudaram com o tempo. Sempre vale conferir as fontes oficiais ou o app do will pra garantir que tá tudo atualizado.Algumas imagens utilizadas em nossas publicações podem ter sido obtidas em bancos gratuitos ou pagos de terceiros. O uso segue os termos de licença de cada plataforma.
Pra conhecer nossos compromissos com ética e governança, acesse: willbank.com.br/eticaegovernanca
Se precisar, nossa Ouvidoria também tá sempre de portas abertas.


No Comments yet!