O cartão de crédito para pessoa jurídica (PJ) é uma solução voltada para microempreendedores individuais (MEIs) e donos de empresas. Mas será que ele vale a pena? Um ponto atrativo do cartão é que ele ajuda na gestão financeira de negócios, sabe?
Com ele, seu negócio pode fazer compras e pagamentos — assim como você faz com o cartão de crédito pessoal. Então ele ajuda a ganhar fôlego diante de apertos financeiros — só que o produto precisa ser usado do jeito certo para evitar dívidas e outros problemas, né?
Se você é um MEI ou tem uma empresa, confira este artigo especial que preparei e saiba mais sobre o cartão de crédito PJ. Entenda se a solução faz sentido para o seu caso!
O que é um cartão de crédito PJ?
O cartão de crédito PJ é um meio de pagamento para quem trabalha com um CNPJ. No geral, ele tem as mesmas características de um cartão para pessoas físicas, contando com um limite definido pela instituição financeira que emite o produto.
Com o limite, empreendedores podem fazer compras e pagamentos, tanto presenciais quanto online, para lidar com as finanças dos seus negócios. Logo, esse tipo de cartão pode ser usado para diferentes situações.
Alguns exemplos são:
- adquirir materiais, insumos, equipamentos e ferramentas;
- fazer o pagamento de despesas, contas e serviços.
As principais diferenças da solução para o cartão de crédito pessoal são o seu objetivo e algumas facilidades e benefícios voltados para negócios. No mais, as duas formas de pagamento são bastante parecidas, sendo indispensável ter responsabilidade ao usar esses produtos.
Afinal, se você não pagar a fatura em dia ou tiver dificuldades para quitar o valor total, há a cobrança de juros. E isso pode gerar endividamento para seu negócio — o que você não deseja, certo?
É necessário ter um cartão de crédito PJ?
Agora que você já sabe o que é um cartão de crédito PJ, vale entender se a solução é necessária. Apesar de não ser obrigatório, o produto costuma ser útil para quem tem uma empresa.
O primeiro ponto é que ele ajuda a separar as despesas pessoais das empresariais, melhorando o controle das finanças do negócio. Um cartão de crédito PJ ainda pode oferecer vantagens, como:
- possibilidade de concentrar todas as despesas do negócio em um só lugar — colaborando para a organização financeira;
- automatização de pagamentos recorrentes;
- maior prazo para pagamentos, já que dá para usar o limite do cartão de crédito e pagar a fatura em até 40 dias;
- integração do seu cartão a uma conta digital;
- maior segurança, por não precisar andar com dinheiro físico na rua, por exemplo;
- benefícios exclusivos, como assistência empresarial e seguros, além de programas de milhas, pontos, descontos ou recompensas.
Mas não se esqueça de que todas essas vantagens também podem ser encontradas em cartões de crédito comuns, para pessoas físicas. Então você não precisa obrigatoriamente ter um para PJ, ok?
Como escolher o melhor cartão de crédito para PJ?
Como você viu, um cartão de crédito PJ oferece diferentes benefícios para quem tem um negócio. Caso você tenha interesse no produto, vale a pena saber como escolher a melhor opção, certo?
Para decidir, você deve analisar alguns fatores. Por exemplo, veja se a instituição financeira que emite o cartão cobra anuidade ou mensalidade (em caso positivo, verifique qual é o valor). Também pesquise quais são as taxas de juros praticadas — quanto mais baixas elas forem, melhor.
Além disso, observe o limite que a instituição oferece para o uso do cartão. Imagine que você precisa de R$ 10 mil para usar durante o mês, mas o banco disponibiliza apenas R$ 5 mil. O valor não atende às suas necessidades, certo? Logo, faz sentido buscar outra opção no mercado.
Portanto, na hora de escolher o melhor cartão de crédito PJ, leve em conta o perfil do seu negócio, assim como os tipos de despesas que ele costuma ter. Também considere os benefícios oferecidos pela instituição financeira, como milhas ou outros tipos de programas de recompensas.
Aqui no will, por exemplo, clientes podem transformar o celular em maquininha, sabia? Assim, fica mais fácil e prático receber pagamentos.
Outra dica que não pode ficar de fora é fazer uma boa pesquisa. Antes de escolher um cartão de crédito PJ, avalie pelo menos três opções disponíveis no mercado e compare cada uma delas. Desse jeito, você vai conseguir encontrar a melhor para o seu caso.
Nessas buscas, não deixe de verificar a reputação da instituição financeira, já que isso também ajuda a analisar se ela oferece um bom serviço e um atendimento de qualidade. A opinião de clientes e ex-clientes ajuda na tarefa — e o bacana é que ela é fácil de ser feita no Google e nas redes sociais de cada instituição.
Como solicitar um cartão de crédito PJ?
Agora que você sabe o que levar em conta para escolher o melhor cartão de crédito PJ, vale conhecer o passo a passo para pedir o produto financeiro. Cada instituição pode ter um processo específico, mas ele costuma ser parecido em todas, viu?
Em geral, para solicitar um cartão de crédito PJ, você deve apresentar documentos que comprovem a existência e a saúde financeira do seu negócio. Na sequência, o banco vai fazer uma análise e, depois, dar a resposta, inclusive sobre o limite que você pode ter.
Aqui no will, por exemplo, o passo a passo para solicitar um cartão envolve apenas o preenchimento de um formulário com alguns dados, podendo ser feito diretamente pela internet. Assim, você não precisa ir a nenhum banco nem ficar horas esperando para ser atendido.
Saiba que nosso amarelinho é um cartão de crédito para pessoa física, ok? Mas como você viu, as empresas não são obrigadas a ter um cartão PJ e os serviços e benefícios são bem semelhantes nas duas opções.
Como você viu, o cartão de crédito PJ pode ser uma solução interessante para empreendedores e empresários, mas não é obrigatório. Se você tem um negócio, pode considerar esse produto financeiro, lembrando de escolher uma opção de acordo com as suas necessidades empresariais.
Quer saber mais sobre as soluções que o will oferece? Conheça os principais benefícios de contar com meu cartão de crédito!
Transparência que a gente leva a sério 💛
Este conteúdo foi criado com muito carinho pra te ajudar, mas pode conter informações que mudaram com o tempo. Sempre vale conferir as fontes oficiais ou o app do will pra garantir que tá tudo atualizado.Algumas imagens utilizadas em nossas publicações podem ter sido obtidas em bancos gratuitos ou pagos de terceiros. O uso segue os termos de licença de cada plataforma.
Pra conhecer nossos compromissos com ética e governança, acesse: willbank.com.br/eticaegovernanca
Se precisar, nossa Ouvidoria também tá sempre de portas abertas.






