Saber como calcular o décimo terceiro salário é importante para ter um bom planejamento financeiro no final do ano. Além disso, mais do que planejar, esse conhecimento ajuda a avaliar se os valores recebidos — tão esperados nessa época — estão certos.
Afinal, você precisa entender as regras aplicadas para identificar qualquer problema, não é mesmo? Porém, ao estudar o assunto, você pode ficar com dúvidas sobre os termos técnicos das leis trabalhistas ou, até mesmo, com a parte prática do cálculo.
Pensando nisso, trouxe um guia sobre como calcular o 13º salário e os principais pontos de atenção sobre esse pagamento. Vem comigo!
Como funciona o 13º salário?
O décimo terceiro salário é um direito dos trabalhadores brasileiros com assinatura na carteira de trabalho (CTPS). O motivo é que esses contratos precisam seguir a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e outras leis relacionadas.
Na legislação, você vai encontrar o 13º salário citado como “gratificação natalina”. Esse é o nome original, previsto na Lei n.º 4.090/1962. Vendo as regras propostas por essa norma e pela Lei nº 4.749/75, fica mais fácil entender esse pagamento.
Confira os principais pontos que eu trouxe para ajudar:
- o 13º salário é baseado no salário no mês de dezembro;
- o empregado tem direito a 1/12 dessa verba por mês trabalhado — ou seja, com pelo menos 15 dias de trabalho;
- na rescisão, o trabalhador receberá o 13º proporcional ao tempo trabalhado no ano;
- se a rescisão acontecer após o adiantamento da primeira parcela, o valor pode ser compensado no pagamento do acerto.
Como calcular o décimo terceiro anual?
É comum ficar curioso, especialmente no final do ano, sobre quanto você vai receber com esse pagamento, né? Para não errar no cálculo, separe todos os seus holerites. Eles vão trazer as informações que você precisa para simular o valor a ser recebido.
Depois, é só seguir algumas dicas simples. Confira o passo a passo sobre como calcular o décimo terceiro salário!
Identifique o salário mensal
Você viu que a base de cálculo do décimo terceiro é o salário do mês de dezembro. Porém, como nem sempre é possível prever essa remuneração, você pode utilizar o pagamento recebido no último mês.
Aqui, lembre-se de considerar o valor bruto, antes dos descontos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Imposto de Renda. Verbas adicionais, como horas extras, vale-transporte e outras, não são consideradas, tá bom?
Alguns pagamentos podem compor o cálculo do 13º salário. Mais para frente, vou mostrar que é preciso observar alguns passos adicionais nesses casos, continue comigo!
Calcule a média de verbas salariais adicionais
O passo seguinte é descobrir qual foi a média de verbas salariais adicionais recebidas no ano. Mas o que isso significa? Primeiramente, é preciso ter em mente que nem todos os valores que você recebe são considerados salário.
Existem pagamentos chamados de verbas indenizatórias. Eles não remuneram o serviço prestado, mas buscam reparar ou reembolsar prejuízos ao trabalhador, sabe? É o caso do vale-transporte que, quando supera o valor do desconto permitido, é pago pelo empregador.
Como o vale cobre os custos para ir e voltar da empresa, ele não remunera o trabalho que você realiza, certo? Então ele não é considerado salário e não afeta o cálculo de outras verbas salariais — como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), férias e 13º salário.
Já as verbas salariais são consideradas no cálculo da gratificação natalina. Então você precisa observar nas suas folhas de pagamento quais verbas salariais adicionais foram pagas ao longo do ano.
Alguns exemplos são:
- adicional noturno;
- adicional de periculosidade;
- adicional de insalubridade;
- horas extras;
- comissões;
- quebra de caixa.
Some todas as verbas adicionais recebidas e divida por 12, para entender qual é a média anual. Por exemplo, se somando os extras que você ganhou no ano o resultado foi de R$ 6.000, o cálculo será: 6.000 ÷ 12 = 500. Nesse caso, você terá um adicional de R$ 500 no 13º salário.
Some os valores
Por fim, basta somar o valor do seu salário base com a média das verbas salariais recebidas ao longo do ano. Imagine que o seu salário é de R$ 4.000. Usando o exemplo do tópico anterior, que resultou em R$ 500 adicionais, em média, por mês, o seu décimo salário será de R$ 4.500. Viu como não é tão complicado?
Aplique as deduções
Depois de entender o valor inicial devido, não se esqueça de que ainda incidirão os descontos referentes ao INSS e ao Imposto de Renda, tá bom? Você pode usar os descontos mensais para ter uma base, obtendo um valor aproximado, ou utilizar calculadoras específicas para ajudar nessa etapa.
Mas, caso queira fazer o cálculo manualmente, você deve começar descontando o INSS. Em 2024, ele seguia a seguinte tabela progressiva:
| Salário | Alíquota | Parcela a deduzir |
| Até R$ 1.412,00 | 7,5% | — |
| De R$ 1.412,01 até R$ 2.666,68 | 9% | R$ 21,18 |
| De R$ 2.666,69 até R$ 4.000,03 | 12% | R$ 101,18 |
| De R$ 4.000,04 até R$ 7.786,02 | 14% | R$ 181,18 |
Após o desconto da contribuição previdenciária, você vai calcular o IR. Ele seguia as seguintes alíquotas, em 2024:
| Salário | Alíquota | Parcela a deduzir |
| Até R$ 2.259,20 | – | – |
| De R$ 2.259,21 até R$ 2.826,65 | 7,5% | R$ 169,44 |
| De R$ 2.826,66 até R$ 3.751,05 | 15% | R$ 381,44 |
| De R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68 | 22,5% | R$ 662,77 |
| Acima de R$ 4.664,68 | 27,5% | R$ 896,00 |
Exemplo prático
Você está achando difícil? Calma, que vou ajudar com um exemplo para entender melhor. Veja como ficaria o cálculo completo do 13º salário, com as deduções.
A dedução do INSS fica assim:
4.500 x 0,14 (14%) = 630
630 – 181,18 = 448,82
Depois, vem o desconto do IR:
4.500 – 448,82 = 4.051,18
4.051,18 x 0,225 (22,5%) = 911,52
911,52 – 651,73 = 248,75
Agora é só somar os descontos (448,82 + 248,75 = 697,57) e subtrair do décimo terceiro bruto para chegar ao valor que você vai receber. Confira:
13º salário líquido = R$ 4.500 – 697,57
13º salário líquido = R$ 3.802,43
E como fica o cálculo da verba proporcional?
Agora que você aprendeu mais sobre como calcular o décimo terceiro salário, pode estar se perguntando como fica o pagamento quando não trabalhou os 12 meses, né? Isso acontece, por exemplo, quando a contratação acontece ao longo do ano.
Outra possibilidade é na rescisão de contrato — exceto quando há justa causa, pois o trabalhador perde o direito à verba proporcional. Nesse caso, para fazer o cálculo, divida o valor que seria devido a título de 13º salário por 12 e, em seguida, multiplique pelo número de meses trabalhados.
Vamos usar o exemplo anterior. Imagine que você começou a trabalhar no dia 1º de junho. Até dezembro, são 7 meses trabalhados, certo? Então você deve fazer esse cálculo:
4.500 ÷ 12 = 375
375 x 7 = R$ 2.625
No exemplo, o valor proporcional do décimo terceiro seria de R$ 2.625, desconsiderando os descontos de INSS e IR. Simples, né?
Como funciona o pagamento do 13º salário?
Sabia que nem todas as empresas pagam o décimo terceiro de uma só vez? O pagamento do benefício pode ser feito em parcela única, até o dia 30 de novembro, ou em duas parcelas.
Entenda como funciona a quitação parcelada!
Primeira parcela
A primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro. O valor será equivalente a 50% do 13º devido — apurado sobre o salário do mês anterior.
Considerando o exemplo que apresentei antes, com 13º de R$ 4.500, a primeira parcela seria de R$ 2.250. Um ponto interessante é que aqui o pagamento ainda não tem descontos, tá bom?
Segunda parcela
Já a segunda parcela deve ser paga até dia 20 de dezembro. É nesse momento que os descontos são aplicados. Na prática, o cálculo considera o valor total do 13º salário, descontando o dinheiro já pago e as deduções.
Fica assim:
4.500 – 2.250 (adiantamento) – R$ 697,57 (descontos) = R$ 1.552,43
Por isso, é preciso ter atenção ao seu planejamento financeiro. A segunda parcela sempre terá um valor mais baixo, considerando os descontos realizados. Muitas vezes, a pessoa define o orçamento só duplicando a primeira parcela, mas isso gera problemas, considerando que você vai receber menos em dezembro.
Quais os principais pontos de atenção ao calcular o décimo terceiro?
Mesmo com tantas dicas sobre o cálculo, vale redobrar a atenção no processo, viu? Para não errar ao calcular o décimo terceiro salário, veja algumas dicas importantes:
- utilize como base todos os holerites para garantir a inclusão correta das verbas;
- lembre-se de que nem todos os pagamentos recebidos influenciam o 13º salário, como vale-transporte, gratificações de produtividade etc.;
- considere o período trabalhado no ano, lembrando o tempo mínimo de 15 dias de atuação em um mês para que ele entre na conta;
- utilize planilhas ou calculadoras profissionais para auxiliar no processo. Cálculos manuais têm mais riscos de erros.
Por fim, caso o valor pago pelo seu empregador não seja igual ao que você simulou, reavalie o cálculo que você realizou e, se for o caso, procure o setor responsável. Assim, você consegue esclarecer eventuais dúvidas.
Agora que você já sabe como calcular o décimo terceiro salário, fica mais fácil manter um planejamento financeiro acertado com essa verba, né? Para ajudar, utilize boas ferramentas para automatizar o processo e ter simulações mais acertadas.
Gostou do post e quer acompanhar as novidades? Então me siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, X, TikTok, LinkedIn e YouTube!
Transparência que a gente leva a sério 💛
Este conteúdo foi criado com muito carinho pra te ajudar, mas pode conter informações que mudaram com o tempo. Sempre vale conferir as fontes oficiais ou o app do will pra garantir que tá tudo atualizado.Algumas imagens utilizadas em nossas publicações podem ter sido obtidas em bancos gratuitos ou pagos de terceiros. O uso segue os termos de licença de cada plataforma.
Pra conhecer nossos compromissos com ética e governança, acesse: willbank.com.br/eticaegovernanca
Se precisar, nossa Ouvidoria também tá sempre de portas abertas.

