Você já se perguntou qual é a diferença entre uma conta corrente ou poupança? É importante saber os serviços que cada uma oferece na hora de abrir a sua em banco, beleza? Afinal, as duas modalidades têm objetivos e até taxas diferentes, dependendo da instituição que você escolher.
Enquanto uma é mais focada em serviços financeiros que você precisa para o dia a dia, a outra serve para rentabilizar o seu dinheiro. Por isso, ao conhecer as diferenças e identificar o tipo de conta ideal para os seus objetivos, você consegue ter uma gestão financeira mais eficiente da sua grana.
Dessa forma, é possível organizar o dinheiro de acordo com suas expectativas e planos financeiros para o curto, médio e longo prazo, ok? Continue lendo este conteúdo que vou falar mais sobre elas!
O que é uma conta corrente?
Para saber se a sua conta bancária é corrente ou poupança, bem como as diferenças entre elas, antes é preciso entender melhor as características de cada uma, concorda? Primeiro, vou explicar sobre a conta corrente.
Confira as principais características dela!
Como funciona e para que serve
A conta corrente é um tipo de conta bancária que você pode utilizar para realizar diversas operações financeiras. Por exemplo, esse tipo de conta serve para receber e transferir dinheiro, pagar boletos e realizar qualquer tipo de transação comercial, sabe?
Por exemplo, se você quer fazer um Pix para o seu amigo, é a conta corrente que você vai usar. Se você precisa recarregar o celular, é só usar o dinheiro dela também.
Geralmente, os clientes que abrem contas nessa alternativa recebem um cartão de débito, que funciona para efetuar pagamentos descontados diretamente da conta no momento do uso. Outra opção para os correntistas é o cartão de crédito — que você paga depois do fechamento da fatura.
Além disso, a conta corrente fornece possibilidades de transferências entre bancos, como o Pix, emissão de talões de cheque e saques. Outra característica é poder solicitar empréstimos, já que sua movimentação pode ser analisada antes da liberação do dinheiro.
Como a conta corrente faz todo tipo de operação, você até pode transferir dinheiro dela para sua poupança com facilidade. A transação é feita da mesma forma como se fosse para um terceiro — e você também pode programar transferências automáticas, se preferir.
Para oferecer todas essas alternativas de uso, certos bancos cobram taxas de manutenção. Isso significa que, mensal ou anualmente, a cobrança será feita diretamente na sua conta. Mas com bancos digitais, como aqui no will, isso não existe — uma vantagem importante, não é?
Benefícios
Como você entendeu, a conta corrente é uma ferramenta útil para a gestão da sua vida financeira cotidiana. Um dos principais benefícios é a facilidade que elas oferecem para o gerenciamento do seu dinheiro — especialmente com o internet banking.
Diretamente do seu aplicativo — especialmente com bancos nativos digitais, como eu — você pode realizar todo tipo de operação financeira. Ou seja, de um investimento em um certificado de depósito bancário (CDB) até a recarga de celular, tudo é feito sem sair de casa.
Além disso, os bancos utilizam tecnologias avançadas, como criptografia e autenticação em dois fatores, para proteger suas transações contra fraudes. Essa segurança permite que você realize operações financeiras com mais tranquilidade, sabia?
Outro benefício é que, muitas vezes, é a partir de uma conta corrente que você terá acesso a outros serviços financeiros. Por exemplo, você viu que se estiver precisando de um empréstimo, é possível solicitar diretamente com o banco em que já tem uma conta.
A conta corrente também facilita a sua vida financeira por automatizar pagamentos. Nela, você pode cadastrar o débito automático para não se preocupar mais com datas de vencimento ou ter que ir até um caixa eletrônico para pagar um boleto.
E o que é a conta poupança?
Agora que você sabe o que é uma conta corrente, vou apresentar as informações sobre a conta poupança, beleza?
Veja como ela funciona!
Como funciona
A conta poupança é um tipo de conta bancária que, como o nome sugere, gera rentabilidade sobre o dinheiro que você guardou nela. Não entendeu? Então é preciso saber o que é a caderneta de poupança.
Ela representa uma das aplicações financeiras mais antigas aqui do Brasil. O dinheiro que você coloca na poupança é rentabilizado e você recebe juros mensais. Portanto, essa é uma forma de colocar a sua grana para trabalhar.
Isso é possível porque a quantia que você deposita na conta poupança é utilizada pelos bancos para realizar outros investimentos e operações — como liberar linhas de crédito. Ou seja, você recebe os juros calculados conforme seu saldo porque emprestou dinheiro para a instituição financeira.
Mas não precisa se preocupar em perder essa quantia, ok? O dinheiro continua sendo seu e você pode solicitar o resgate a qualquer momento — com juros isentos de Imposto de Renda (IR) para pessoas físicas.
Por esse motivo, a conta poupança é considerada uma alternativa de investimento segura e com riscos mínimos. Mas, afinal, quanto o seu dinheiro vai render? A rentabilidade da poupança é atrelada à taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia.
Quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano (a.a.), a sua grana rende 70% da taxa. Já se a taxa básica de juros supera esses 8,5% a.a., o saldo da poupança vai render 0,5% ao mês.
Independentemente do cenário, há o acréscimo da Taxa Referencial (TR). Ela é calculada pelo Banco Central, mas há anos está zerada ou próxima de zero, não interferindo muito no resultado obtido.
Benefícios
Rentabilizar o seu dinheiro de forma prática é um dos principais benefícios de ter uma conta poupança. Com ela, basta economizar uma quantia e transferir para lá que a grana vai render sem que você precise fazer nada.
Outros benefícios são:
- simplicidade e acessibilidade: assim como a conta corrente, qualquer pessoa maior de idade pode abrir uma conta poupança — até se estiver negativado;
- isenção de custos: não há tarifas para abrir, manter ou movimentar a conta, além da isenção de impostos sobre os rendimentos;
- segurança financeira: o dinheiro tem a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para saldos de até R$ 250 mil em caso de insolvência da instituição financeira.
Assim, a conta poupança pode ser vista como uma escolha prática e segura para quem deseja começar a poupar ou manter uma reserva financeira. Entre os exemplos de objetivos estão alcançar metas de curto prazo, como uma viagem ou a compra de um bem.
Além disso, vale saber que a conta poupança costuma ser atrelada a uma conta corrente. Em certas instituições, é possível vincular ambas, facilitando o processo de transferência entre elas.
De qualquer forma, você consegue ter as duas modalidades no mesmo banco ou até na mesma conta bancária. Gostou dessa facilidade?
Para quem ela é indicada
Como você viu, a conta poupança tende a ser considerada pelas pessoas que desejam rentabilizar o dinheiro e ainda não conhecem muito sobre o mercado financeiro. Com ela, você pode só abrir a conta e começar a guardar seu dinheiro de forma fácil e segura.
Ela também costuma ser uma alternativa para guardar a sua reserva de emergência. Sabe aquele dinheiro que você tem guardado para imprevistos? Muitas pessoas optam pela poupança para que ele não fique parado. Além de ter a chance de receber juros, você tem liquidez imediata.
Mas nem tudo são flores na conta poupança. O primeiro ponto de atenção é que os retornos costumam ser baixos. Como eu mostrei, ela não rende 100% da taxa Selic, não superando a inflação. Vale saber que existem alternativas do mercado financeiro, também seguras, que geram mais juros.
O rendimento também não é diário. Ele só acontece mensalmente, no aniversário da aplicação. Ou seja, se você resgatar antes desse momento, o dinheiro vem sem retornos.
Como saber se minha conta é corrente ou poupança?
Até aqui, você entendeu o que caracteriza cada tipo de conta e quais são os seus principais usos. Agora, você deve estar se perguntando como identificar qual é a sua, não é mesmo? Para descobrir isso, existem passos simples.
Dê uma olhada nas principais formas para você descobrir qual o seu tipo de conta!
Confira os documentos de abertura de conta
Um dos primeiros fatores que indicam se sua conta é corrente ou poupança são os documentos acessados na abertura. As instituições financeiras informam claramente o tipo de conta no contrato ou nos termos de uso.
Geralmente, essa informação está destacada, explicando quais são as funcionalidades e limites da sua conta. Se você não guardou esses documentos, vale a pena procurar no seu e-mail ou no próprio aplicativo do banco, nos quais esses detalhes também costumam ser informados.
Consulte os dados de agência e conta
Outra forma de identificar a categoria da sua conta é consultar seu perfil no aplicativo ou internet banking. No campo em que você verifica seus dados — como número e agência — também deve constar qual é o tipo de conta utilizada.
Outra forma de você saber é pelos números de agência e da conta, já que os bancos fazem essa diferenciação. Por exemplo, na Caixa Econômica Federal o código de uma conta corrente é 001. Já o de uma conta poupança é 013. Cada banco tem suas próprias regras de numeração.
Observe o tipo de cartão recebido
Em uma parte dos bancos, sua conta estará atrelada a um cartão com números específicos, que determinam se você tem uma conta corrente ou poupança. A identificação pode estar nos dígitos localizados entre o número da agência e da conta.
Entre em contato com o atendimento ao cliente
Se mesmo com os passos anteriores você não conseguir identificar seu tipo de conta, vale a pena contar com o serviço de atendimento ao cliente do seu banco. Assim, um funcionário responsável poderá indicar especificamente qual é sua conta e acabar com a dúvida.
Qual o tipo de conta no will bank?
No will, você terá uma conta digital corrente, beleza? Então você tem acesso a todos aqueles benefícios e praticidades que eu já mostrei. Mas não para por aí.
Afinal, você pode estar pensando que gostaria de ter uma rentabilidade prática, como a conta poupança oferece, não é mesmo? A boa notícia é que na sua conta comigo você tem a função de “Separar Dinheiro”.
O processo é bem prático. É só clicar na opção Separar Dinheiro no meu aplicativo e selecionar um objetivo, que pode ser criar uma reserva de emergência, investir em um negócio, comprar um carro etc.
Depois, é só transferir uma parte do seu saldo (ou todo o dinheiro, é você que manda) para essa reserva, que ele vai render todo dia útil.
A rentabilidade do dinheiro separado será maior do que se você tivesse deixado na poupança. A grana também gera juros todo dia e você tem liquidez diária, sem burocracia — tudo com a proteção do FGC, nas mesmas regras da poupança.
Como abrir uma conta no will?
Gostou dos benefícios que apresentei? Saiba que abrir uma conta comigo é muito fácil, quer ver? É só buscar por will bank na loja de apps do seu smartphone e fazer o download.
Depois, siga esses passos:
- preencha os dados pessoais solicitados;
- envie uma foto do seu RG ou CNH;
- aceite os termos e condições.
Também é possível começar pelo meu site, só clicando em “Peça seu cartão” no canto superior direito. Eu analiso as suas informações e você recebe um retorno rapidinho.
Agora você sabe o que caracteriza uma conta corrente ou poupança, certo? Conhecendo as particularidades e funções de cada uma, você consegue tomar uma decisão para cuidar do seu dinheiro de forma mais eficaz, não é?
Se você ainda está em dúvida sobre abrir uma conta corrente ou poupança, experimente a conta digital do will bank e tenha total controle financeiro!
Transparência que a gente leva a sério 💛
Este conteúdo foi criado com muito carinho pra te ajudar, mas pode conter informações que mudaram com o tempo. Sempre vale conferir as fontes oficiais ou o app do will pra garantir que tá tudo atualizado.Algumas imagens utilizadas em nossas publicações podem ter sido obtidas em bancos gratuitos ou pagos de terceiros. O uso segue os termos de licença de cada plataforma.
Pra conhecer nossos compromissos com ética e governança, acesse: willbank.com.br/eticaegovernanca
Se precisar, nossa Ouvidoria também tá sempre de portas abertas.





