Pode acontecer de a gente fazer uma compra no cartão e, por algum motivo, ela precisar ser cancelada ou devolvida. Em situações como essa, você quer ter a segurança de que o valor será retirado da fatura, não é mesmo?
Por isso, é importante saber qual é o prazo de estorno do cartão de crédito. Só que nem todo mundo tem essa informação e acaba ficando na dúvida sobre quanto tempo o processo vai levar. Mas já vou resolver esse problema para você.
Quer organizar melhor suas finanças e até contestar uma compra, se for o caso? Continue lendo e descubra quanto tempo demora o estorno no cartão de crédito em cada caso!
O que é estorno no cartão de crédito?
O estorno é o processo que desfaz uma cobrança no cartão de crédito. Um valor que já foi debitado ou lançado na fatura volta como crédito ou abatimento no total devido.
Esse procedimento pode acontecer por diversos motivos, como:
- cancelamento de compra;
- devolução de produto;
- erro de cobrança;
- fraude;
- arrependimento de compra.
Mas o estorno não é simplesmente não pagar a fatura, viu? Ele é um processo realizado pelo banco. O objetivo é garantir que o valor quitado a mais ou indevidamente seja devolvido ou compensado.
Saiba mais: Estorno no cartão de crédito: descubra como funciona!
Qual é o prazo de estorno no cartão de crédito?
O prazo para ter de volta o dinheiro gasto no cartão de crédito varia bastante e depende de diferentes fatores, como:
- quem gerou a solicitação de estorno;
- tipo de transação;
- motivo do pedido.
Em muitos casos, o estorno aparece na fatura seguinte ou até duas depois. Logo, pode ser que leve 60 dias ou mais para você ter o valor de volta. Mas nem sempre é assim. No will bank, por exemplo, tem a possibilidade de o estorno acontecer em 15 dias, sabia?
Veja uma estimativa da espera média em diferentes situações!
Estorno no cancelamento imediato
Quando você cancela uma compra imediatamente, como uma desistência antes do envio, o estabelecimento confirma o cancelamento e já inicia o processo de estorno. Às vezes, pode levar só 24 horas para ter o dinheiro de volta.
Estorno por erro de cobrança
Se cobraram um valor errado, como duplicado ou de algum serviço não contratado, informe o erro à loja ou à operadora. Depois que ele for reconhecido, o estorno tem prazos semelhantes aos de cancelamento.
Só que pode ser preciso fazer uma investigação, o que estende um pouco o tempo de espera. Então ele pode ser de 7 a 30 dias ou se estender até duas faturas, ok?
Estorno por devolução
Quando retornamos um produto, o lojista precisa confirmar a devolução para iniciar o estorno. O valor costuma ser creditado em até 15 dias, mas pode chegar a 30 dias ou mais. Isso porque a complexidade da devolução e das políticas da loja influenciam o tempo de espera.
Estorno em caso de fraude
Geralmente, esse tipo de estorno tem prioridade porque envolve segurança. Algumas instituições prometem analisar a compra indevida e devolver o valor em até 24 horas.
O prazo é contado a partir da notificação e da comprovação da fraude. Porém, ele pode se estender se for necessário fazer uma investigação.
Estorno por arrependimento
O arrependimento é válido para compras feitas fora de um ponto de venda físico, como pela internet, por telefone ou catálogo. O Código de Defesa do Consumidor dá até 7 dias para desistir e pedir reembolso ou estorno.
O valor pode aparecer na fatura seguinte ou na posterior, dependendo de quando a loja foi acionada ou da data de fechamento da fatura, beleza?
Veja também: Posso cancelar uma compra no cartão de crédito? Bora entender!
Quais são os prazos de estorno por tipo de estabelecimento e de cartão?
As compras online têm mais etapas para serem finalizadas para fazer uma devolução de mercadoria. Geralmente, o estorno aparece na próxima fatura ou em até duas faturas seguintes.
Na loja física, se o produto não tiver sido levado embora, ou se for simples cancelar, a confirmação pode ser mais rápida. Mesmo assim, o prazo depende da loja e do banco.
É preciso considerar, ainda, se a compra foi parcelada ou à vista. No primeiro caso, às vezes, o estorno é feito integralmente — todo de uma vez. Mas ele pode ser parcial e algumas prestações serão cobradas até o processo inteiro ser confirmado.
Pensando no cartão, algumas operações internacionais envolvem conversões de moeda e podem adicionar dias extras ao processo. Confira qual bandeira ou operadora tem o sistema mais ágil, caso não queira esperar muito, combinado?
O que fazer caso o valor não retorne no prazo esperado?
Se já tiver dado o prazo de estorno do cartão de crédito e nada tiver acontecido, vale tomar providências. Para começar, verifique se a loja confirmou o cancelamento ou a devolução. Pegue um comprovante ou registro de solicitação.
Também confira a data de fechamento da fatura do cartão. Veja em qual ciclo de faturamento ele está para entender se é só uma questão de tempo mesmo, está bem?
Se não tiver uma explicação para o atraso, entre em contato com o banco ou a operadora do cartão. Explique o que aconteceu e apresente documentos, como nota fiscal e e-mail de confirmação de devolução ou cancelamento.
Se nada acontecer, pode ser preciso recorrer aos órgãos de defesa do consumidor — ou você tem a opção de tentar uma mediação via bandeira do cartão.
Como o will bank facilita o acompanhamento do estorno?
No will bank, você consegue acompanhar tudo pelo aplicativo. Quando o pedido é feito, começa o prazo de 15 a 60 dias corridos para realizar o estorno.
Você ainda pode enviar um comprovante de cancelamento ou conversar no chat do app para verificar como está o processo. Assim, você não fica no escuro. Dá para saber se o estorno foi autorizado, se está em análise ou se depende de alguma ação sua.
Viu só como o prazo de estorno no cartão de crédito varia bastante dependendo de muitos fatores? Pode ser de um dia para o outro, 15 dias, 60 ou até mais. Então o jeito é monitorar o processo para ficar por dentro de tudo.
Quer acompanhar seu estorno com transparência? Baixe o app do will bank! Agora, se você tem um estorno pendente, fale com a gente no atendimento 24h!
Transparência que a gente leva a sério 💛
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